DECRETO Nº 109, DE 20 DE SETEMBRO DE 2007

 

Altera nome de rua no Bairro do Perequê-Mirim, neste Município

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,

 

DECRETA:

 

Artigo 1º A via pública extra-oficialmente conhecida como "Rua São Vicente", no Bairro do Perequê-Mirim, neste Município, passa a denominar-se "Rua MARIA PEREIRA DE SOUZA".

 

Artigo 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto, a biografia do homenageada.

 

Artigo 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, deverá providenciar o cadastramento da presente denominação e a sua necessária divulgação.

 

Artigo 4º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR

PREFEITO MUNICIPAL

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Biografia de Maria Pereira de Souza

 

Maria Pereira de Souza, carinhosamente conhecida como Dona Maria, nasceu em 25 de agosto do ano de 1935, em Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais.

 

Filha de humildes lavradores, Dona Maria veio residir no Litoral Norte no ano de 1973. Após morar de aluguel durante 10 anos, conseguiu comprar um terreno onde, com muita dificuldade, construiu dois cômodos para a morada de sua família, à Rua Dezessete de Abril, nº 140, no Bairro Perequê Mirim em Caraguatatuba.

 

Dona Maria enfrentou muitas dificuldades na vida. Sempre teve que trabalhar fora e ser mãe ao mesmo tempo. Teve seis filhos e sofreu muito com a perda de dois deles.

A luta da Dona Maria para criar os filhos, sem o auxílio do companheiro ou mesmo dos familiares, transformou-a numa guerreira e num exemplo de dignidade e altivez humana.

 

Não obstante trabalhar fora e cuidar do lar e dos filhos ao mesmo tempo, Dona Maria ainda arrumava mais um tempo para dedicar-se à limpeza da Capela da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Perequê, bem assim para participar do Grupo de Oração Legião de Maria.

 

Por sua incansável luta diária e por sua alegria mesmo nos momentos mais difíceis, passou a ser conhecida e admirada por todos, tornando-se um exemplo de mulher e de mãe.