DECRETO Nº 137, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007

 

Denomina Rua no Bairro Travessão

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,

 

DECRETA:

 

Artigo 1º A atual Rua Guarujá, no Bairro Travessão, neste Município, passa a denominar-se "Rua JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS".

 

Artigo 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto, a biografia do homenageado.

 

Artigo 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, deverá providenciar o cadastramento da presente denominação e a sua necessária divulgação.

 

Artigo 4º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR

PREFEITO MUNICIPAL

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Biografia de JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS

 

JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS, mais conhecido com carinho pelos amigos e também por seus clientes de sua fábrica de blocos e materiais para construção como "Zé Baiano", nasceu em 16 de abril de 1928, na cidade de Tucano, Estado da Bahia e faleceu em Caraguatatuba, em 11 de outubro de 1991, aos 63 anos, sepultado na lapide de sua família, no cemitério desse Município.

 

Foi casado com Noêmia da Silva Santos, em Salvador, Bahia. Tiveram seus filhos Silvio, Suzana, já falecida, Sérgio, Selma, Saulo, Sielson, Salete e Sara. A maior parte destes são cidadãos integrados à nossa comunidade.

 

Com seus recursos pessoais e com seu próprio caminhão conseguiu, na época do desbravamento do Bairro do Travessão, criar a atual Rua Guarujá, que no seu início era nada mais que mangue, e com coragem transformou-a nessa rua ampla e de fácil acesso. Ressalto seu apego ao bairro por morar com sua família, criar seus filhos e concluir seus últimos dias de vida na Rua Mongaguá, nº 300, rua essa ligada à atual Rua Guarujá.

 

Sempre trabalhador e profissional experiente em seu ramo, desde quando viveu no Rio de Janeiro, como mecânico de veículos pesados na empresa ESISA, também na mesma função na COSMUS, o mesmo na empresa CAMARGO CORREA; já vivendo em São Sebastião por um período da sua vida, trabalhou na Pedreira Santana com caminhão e mecânica do mesmo até vir com sua família e como já mencionado acima deixou sua prova de afeto à esta cidade de Caraguatatuba.