DECRETO Nº 1.621, DE 04 DE ABRIL DE 2022

 

“Dispõe sobre a criação, instalação e denominação do CEI/EMEI INSPETORA WALDETE FERREIRA DE SOUZA, no bairro Pegorelli – Caraguatatuba/SP.”

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR, PREFEITO DO MUNICÍPIO DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE CARAGUATATUBA, ESTADO DE SÃO PAULO, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, e,

 

CONSIDERANDO o disposto na Lei Municipal nº 739, de 19 de fevereiro de 1999;

 

CONSIDERANDO o que consta dos autos do Processo Administrativo nº 9556/2022, decreta:

                  

Art. 1º Ficam criados, instalados e denominados o Centro de Educação Infantil e a Escola Municipal de Educação Infantil – CEI/EMEI Inspetora Waldete Ferreira de Souza, localizados na Rua Circular, nº 10, no bairro Pegorelli, neste Município.

 

Art. 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto a biografia da homenageada, a Inspetora de Alunos Waldete Ferreira De Souza.

 

Art. 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, adotará todas as providências administrativas e operacionais necessárias à implantação deste Decreto, objetivando o regular e permanente funcionamento das unidades escolares criadas e instaladas, bem como providenciará o cadastramento da presente denominação e a sua divulgação.

 

Art. 4o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 04 de abril de 2022.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Brejetuba.

  

BIOGRAFIA: 

 

WALDETE FERREIRA DE SOUZA, mais conhecida como Dete ou Wal, nasceu na cidade de Novo Oriente de Minas em 29 de outubro de 1955, filha de Maria Ferreira de Souza e Dórico Rodrigues de Souza. No ano de 1969 veio morar na cidade de Caraguatatuba e se instalou no bairro Travessão, onde se casou com Ely Jesus da Silva e teve sua filha Elivania Ferreira da Silva (Vânia).

 

Trabalhou em diversos setores, foi coordenadora da Legião de Maria, mesmo quando ainda não existia a Paróquia no bairro Travessão. Iniciou em 1997 na educação Infantil como Pajem, no Centro de Educação Infantil CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein. Sendo uma Educadora nata, ingressou como inspetora de alunos na EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, ambos localizados no bairro Travessão e, posteriormente, encerrou sua carreira na EMEF Prof. Geraldo de Lima, no bairro Perequê Mirim, onde ficou até meados de 2014, quando atingiu sua aposentadoria.

 

Personalidade marcante e com grande atuação na política do Município, contribuiu com grandes auxílios sociais no bairro e região. Alvo de admiração por sua garra e vontade de viver, uma vez que nasceu com problemas cardíacos, teve que realizar 7 cirurgias cardíacas ao longo de sua vida. A última ocorreu em 2014 após a sua aposentadoria. Perto dos 7 anos da última cirurgia, com a saúde debilitada, infelizmente, no dia 02 de maio de 2021, às 10h11 da manhã, veio a falecer em decorrência da COVID 19, deixando 4 netos e 1 bisneto.

 

Desde muito cedo mostrou seu interesse em ajudar o próximo.

 

A educação faz o futuro parecer um lugar de esperança e transformação, e a Dete contribuiu diretamente nas escolas em que trabalhou e na sociedade em que viveu, trazendo um pouco dessa esperança a todos.