JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR, PREFEITO DO MUNICÍPIO DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE CARAGUATATUBA, ESTADO DE SÃO PAULO, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, e,
CONSIDERANDO o disposto na Lei Municipal nº 739, de 19 de fevereiro de 1999;
CONSIDERANDO o que consta dos autos do Processo Administrativo Eletrônico nº 10.425/2023, decreta:
Art. 1º Fica criada, instalada e denominada a Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef Professor Auracy Mansano, localizada na Rua Gabriel Fagundes da Rosa, nº 305, Jetuba, neste município.
Art. 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto a biografia do homenageado.
Art. 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, adotará todas as providências administrativas e operacionais necessárias à implementação deste Decreto, objetivando o regular e permanente funcionamento da unidade escolar criada e instalada, bem como providenciará o cadastramento da presente denominação e a sua divulgação.
Art. 4o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 17 de março de 2023.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
AURACY MANSANO
Nasceu em São Paulo no dia 09 de junho de 1935.
Filho de Emilio Manzano Lhorente e de Prudência Sanches Froile Mansano, desenvolveu interesse pela educação desde cedo.
Casou-se com Maria Elma Mansano. Desta união, nasceram os filhos Auracy Filho, Aurimar e Aurivaldo.
Cursou o magistério em Poá/SP, tendo concluído o ensino superior em Pedagogia, em 1972, na faculdade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes/SP.
Em 1974, concluiu o curso de licenciatura em Ciências, na mesma instituição de ensino.
Em 1976, concluiu mais uma licenciatura, dessa vez em Artes Industriais, na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo/SP.
De origem humilde, seus pais foram um dos primeiros que construíram casa na Praia das Palmeiras, pois gostavam muito da cidade e de estar perto do mar.
Como bom filho, companheiro e esposo, em 1978 pediu remoção de seu cargo como professor primário em Guaianases, para assumir como Diretor de Escola substituto no município de Ubatuba/SP, ficando próximo aos pais e, ao mesmo tempo, de sua esposa Maria Elma Mansano, que atuava junto à Escola Estadual do Bairro do Indaiá, neste município.
Em 1979, foi transferido para Escola Estadual Mario Trombini, no bairro Ponte Seca, nesta urbe, onde assumiu como Vice-Diretor Escolar e depois como Diretor, cargo em que permaneceu até sua aposentadoria, em 1988.
Além de um grande educador, Auracy Mansano era muito conhecido pela sua empatia e amor ao próximo.
Procurando sempre ajudar, levava alunos socialmente vulneráveis e suscetíveis à marginalidade para lanchar e almoçar em sua casa, orientando-os e ensinando-os a diferença do que era certo e errado.
Sua lealdade, honestidade, humildade, caridade e seu amor ao próximo e pela família serão sempre lembrados, com muito carinho, por todos os seus alunos e amigos.