DECRETO Nº 18, DE 02 DE MARÇO DE 2007

 

Criação, instalação e denominação do próprio municipal que especifica

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,

 

DECRETA:

 

Artigo 1º Fica criado, instalado e denominado (CIEFI) Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil, “Profª Edna Maria Nogueira Ferraz”, localizado na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, 1355, Bairro Perequê-Mirim, como nova unidade escolar da Administração Municipal.

 

Artigo 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto, a biografia da professora homenageada.

 

Artigo 3º A Secretaria Municipal de Educação adotará todas as providências administrativas e operacionais necessárias à implementação deste Decreto, objetivando o regular e permanente funcionamento da escola na Rede Municipal de Ensino.

 

Artigo 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR

PREFEITO MUNICIPAL

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

BIOGRAFIA

PROFESSORA EDNA MARIA NOGUEIRA FERRAZ

 

Edna Maria Nogueira Ferraz, nasceu no dia 25 de maio de 1944, em Cachoeira Paulista, filha do Professor Edgar Andrade Ferraz e Maria José Nogueira Ferraz.

 

Fez o curso primário no “Grupo Escolar Dr. Evangelista Rodrigues”, em Cachoeira Paulista e concluiu o curso ginasial no Colégio Valparaíaba. Fez curso de formação de Professo Primário na Escola Normal “Homéro Forte”, em Cachoeira Paulista e aperfeiçoamento no Magistério, com especialização em Pré Escola, no ano de 1963, na Escola Normal patrocínio São José, em Lorena.

 

No ano de 1964 foi funcionária federal da Nova Cap em Brasília, ministrando aulas de 1ª a 4ª série no ensino público. Começa, a partir daí, a carreira de mestra que sempre exerceu com amor, dedicação e responsabilidade.

 

Antes de vir para Caraguatatuba, no ano de 1965, ministrou aulas na cidade de Silveiras, em escola rural.

 

Foi nesta cidade que conheceu Dr. Miguel Victor Basile, com quem veio a casar-se e teve dois filhos: Victor Eduardo Ferraz Basile e Bruno Enrico Ferraz Bazile.

 

Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de 1966 à 1985, nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba.

 

No ano de 1985, cursou Pedagogia com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Orientação Educacional 1º e º grau na Faculdade de Educação de Guaratinguetá.

 

No Ano de 1987, fez habilitação em Supervisão Escolar 1º e 2º Grau na Faculdade Nove de Julho em São Paulo.

 

De 1986 a 1996, foi Assistente de Diretor de Escola trabalhando nas Escolas EEPG Prof. Antonio de Freitas Avelar e EEPG do bairro Jaraguazinho. De 1993 a 1994, foi Diretor da Escola da EEPG Jorge Passos e de 1995 a 1996, Vice Diretor de Escola da EE PG Jorge Passos, nesta cidade.

 

Aposentou-se em 1997, no Magistério Público Estadual.

 

Em 1997, lutou pela municipalização do Ensino em Caraguatatuba. Foi nomeada Diretora das Escolas da Zona Norte, contribuindo, assim, para a valorização da Educação no nosso município. De 1999 a 2004, fez um brilhante trabalho na Secretaria Municipal de Educação como Chefe de Seção Técnico Pedagógico.

 

Mulher bem humorada, atuante, que buscava, sempre, soluções adequadas para os problemas educacionais que apresentavam. Foi importante seu papel na Secretaria Municipal de Educação durante o período de transição de gestão do Prefeito António Carlos da Silva para o atual José Pereira de Aguilar.

 

Vinha assessorando a Secretária Municipal de Educação como Diretora de Divisão Administrativa, o qual desempenhava brilhantemente. Aos vinte dias de junho de 2005, faleceu deixando uma enorme saudade a todos seus amigos e familiares.

 

Deu a todos, sempre o maior carinho e devotamente. Tua partida deixou-nos imersos na mais profunda tristeza, que só o tempo se encarregará de dissipar.

 

“Edna, que a tua luz continue brilhando na lembrança e no coração daqueles que te conheceram, e teu exemplo de competência, ética, e bondade, seja guia para os nossos passos”.