DECRETO Nº 221, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2004

 

Dá denominação de JOÃO EPIFANIO DE OLIVEIRA CARLOTA- "JOÃO DO ITÉ", ao próprio municipal que especifica

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,

 

DECRETA:

 

Artigo 1º Fica dada a denominação de JOÃO EPIFANIO DE OLIVEIRA CARLOTA- "JOÃO DO ITÉ", ao RANCHO DOS PESCADORES E MARICULTORES DA PRAIA DA COCANHA, no Bairro de Massaguaçu, neste Município.

 

Artigo 2º Faz parte integrante deste Decreto, a biografia do homenageado.

 

Artigo 3º A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca adotará todas as providências administrativas e operacionais necessárias à implementação da denominação aqui outorgada.

 

Artigo 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 09 de dezembro de 2004.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

JUSTIFICATIVA:

 

O homenageado João Epifanio de Oliveira Carlota, mais conhecido como João do Ité, era filho de Benedito Miguel Carlota e de Dona Sebastiana Felício de Oliveira Carlota, patriarcas de uma das mais tradicionais famílias do Bairro de Massaguaçu, integrada, além do homenageado, por seus irmãos Maria Otavia, Luiz Carlota, Ercília, José Roberto, Carlos Alberto, Lucia Helena, Benedito José e Fátima.

 

"João do Ité" nasceu no Bairro de Massaguaçu, em 1º de fevereiro de 1927, onde cresceu. Sempre se dedicou às atividades pesqueiras, só deixando o local quando completou 18 anos de idade, dirigindo-se para Santos, a fim de prestar o serviço militar, incorporando-se ao Exército por um período de dois anos. Nessa época, quando se deflagrava a Segunda Guerra Mundial, foi convocado para combater na Itália, e já se encontrava no Porto de Santos, para rumar ao campo de batalha, quando a guerra terminou.

 

Após sua baixa no Exército regressou para Caraguatatuba e para o Bairro de Massaguaçu, recomeçando sua atividade de pescador.

 

Também foi administrador da Ilha em frente à Praia da Cocanha, onde construiu a primeira casa, administrou uma fazenda em Ubatumirim, situado no Município de Ubatuba. Construiu o primeiro frigorífico (câmara fria) e comprava todo pescado da região. Administrou, no início, a construção do Condomínio Costa Verde, foi proprietário do primeiro carro na região, com o qual socorria todos os doentes, inclusive mulheres grávidas para levar ao hospital em Caraguatatuba.

 

O homenageado era um pessoa caridosa e muito querida no Bairro de Massaguaçu, onde era respeitado pela sua liderança e pelos muitos serviços prestados na região. Era também esportista, torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube, e um jogador de futebol habilidoso, um verdadeiro craque, tendo inclusive sido convidado para se tornar jogador profissional da Portuguesa de Esportes, em São Paulo.

 

A família Carlota, da qual o homenageado faz parte, está no bairro de Massaguaçu há mais de duzentos anos, sendo seus primeiros integrantes os pioneiros e desbravadores da região.

 

João Epifanio de Oliveira Carlota foi casado com Dona Maria Aparecida, ainda viva, que atualmente mora em Santos, de cujo casal nasceram três filhos Estela, João Carlos e André, que hoje são proprietários do tradicional Restaurante Caiçara’s, compondo a família, ainda, seis netos e um bisneto.

 

Em homenagem a João Epifanio de Oliveira Carlota e para perpetuar o seu honrado nome, o Município da Estância Balneária de Caraguatatuba presta a presente homenagem, nominando, com seu honrado nome o RANCHO DOS PESCADORES E MARICULTORES DA PRAIA DA COCANHA, no Bairro de Massaguaçu, neste Município, para que a tradicional família Carlota continue sempre lembrada no Bairro de Massaguaçu, do qual foi a desbravadora.

 

Caraguatatuba, 09 de dezembro de 2004.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal