JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,
DECRETA:
Artigo 1º Fica denominada PRAÇA DR. ULISSES DE PAULA a área pública localizada entre a Av. Castelo Branco, Av. Brasil e Rua Caçapava, no bairro do Sumaré, neste Município.
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto, a biografia do homenageado.
Artigo 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, deverá providenciar o cadastramento da presente denominação e a sua necessária divulgação.
Artigo 4º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Ulisses de Paula, filho de Sebastião de Paula e Luíza Rocha de Paula é natural de São Joaquim da Barra. Ele nasceu no dia 22 de abril de 1939. Casou-se em 20 de dezembro de 1960 com Irene Rosa Junqueira de Paula, com quem teve dois filhos. Fausto Junqueira de Paula (1965) e Adriana Junqueira de Paula (1969) e avô de três netos. Residente em Caraguatatuba desde 31 de agosto de 1966, vindo de Orlândia, na região de Ribeirão Preto, participou, representando Caraguatatuba, de diversas edições dos Jogos Regionais e Jogos Abertos com equipes de Judô e Basquetebol.
Formação em Filosofia em 1973 e em Direito em 1976, pela Univap
- Universidade do Vale do Paraíba (Fundação Valeparaiba de Ensino) de São José
dos Campos, também teve formação
Dr. Ulisses foi professor de Português nas Escolas Públicas do
Ipiranga, Enseada e do EEPSG “Thomaz Ribeiro de Lima”,
Exerceu a Advocacia desde 1976 em Caraguatatuba, onde por duas vezes presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, onde também foi tesoureiro.
Foi nomeado Procurador Jurídico Chefe da Prefeitura de Caraguatatuba nas gestões dos Prefeitos Dr. José Dias e José Sidnei Trombini. Participou da criação e instalação da Casa do Advogado de Caraguatatuba.
Foi membro do Tribunal de Ética da OAB-SP, seção de São José dos Campos. Compunha as pastorais da Igreja Católica em Caraguatatuba e foi nomeado, junto com sua esposa, Casal Diocesano do ECC - Encontro de Casais com Cristo - da Diocese de Caraguatatuba.
Dr. Ulisses faleceu no dia 12 de outubro de 2006, em São José dos Campos com problemas cardíacos, deixando muita saudades aos seus familiares e amigos.