DECRETO Nº 40, DE 08 DE ABRIL DE 2008

 

Criação, instalação e denominação do próprio municipal que especifica

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,

 

DECRETA:

 

Artigo 1º Fica criado, instalado e denominado CIEFI - Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil, “Profº RICARDO LUQUES SAMMARCO SERRA”, localizado na Rua Aldo Marcucci, 300, Bairro Praia das Palmeiras, como nova Unidade Escolar da Administração Municipal.

 

Artigo 2º A Secretaria Municipal de Educação adotará todas as providências administrativas e operacionais necessárias à implementação deste Decreto, objetivando o regular e permanente funcionamento das escolas na Rede Municipal de Ensino.

 

Artigo 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Caraguatatuba, 08 de Abril de 2008.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Biografia:

 

“RICARDO LUQUES SAMMARCO SERRA”

 

Nasceu em Cafelândia (são Paulo), no dia 26 de janeiro de 1976, filho fa Sra. Tereza Luques serra e do Sr. Raul Sammarco serra. Passou os primeiros anos da infância em Promissão. Em seguida, morou em são Paulo, e posteriormente, em Caraguatatuba, onde cresceu e passou sua adolescência e mocidade, terminando seus estudos e tornando-se professor.

 

Ricardo, descendente de uma família de professores: sua tataravô Corina Eugênia de Oliveira, a mais de 150 anos, foi a mola mestra de educadora para as gerações futuras. Dos oito tios-bisavós de Ricardo, seis seguiram a carreira do magistério: Professores, diretores e supervisores de ensino.

 

Suas bisavós - materna e paterna - foram professoras em Promissão, onde se apresentaram nos anos 50. Sua bisavó, professora Rita Julia e Oliveira, é patronesse de uma escola em São Paulo.

 

E a família de professores do Ricardo foi crescendo: Pai, avô, irmã, primos, todos empenhados na educação, sendo que muitos ainda estão na ativa e outros já estão aposentados; mas todos exercendo essa sublime arte que é o magistério, com amor e dedicação.

Ricardo lutou muito, venceu todas as dificuldade e, por fim, veio o prêmio: tornou-se Professor! Terminou seu estudos na Faculdade Módulo em 2005.

 

Com que alegria e felicidade Ricardo, Jovem professor e batalhador, exerceu a profissão, dedicando-se de corpo e alma a ensinar e compreender seus alunos.

 

Sua vida profissional foi toda desenvolvida em Caraguatatuba, onde lecionou nas escolas Estadual Profª. Maria Ester das Neves Dutra Damásio, no bairro Morro do algodão, Escola Municipal de ensino Fundamental Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no Bairro Martim de Sá, Escola Municipal de ensino Fundamental Profª. Santina Nardi Marques, no Bairro Estrela D’Alva.

 

Participou de todas as atividades promovidas pela Prefeitura e a Secretaria de Educação, sempre com espírito cooperativo.

 

No alge de sua mocidade e no fulgor de seu trabalho como educador na escola EMEF “Prof. Oswaldo Ferreira”, no Bairro Casa Branca, em Caraguatatuba, a doença traiçoeira veio tira-lo do convívio de todos aqueles que o amavam e conviviam com ele; Pais, irmãos, tios, sobrinhos, primos, amigos, colegas, alunos... Era o fatídico dia 10 de junho de 2007.

 

Ricardo foi único! Sua bondade e carinho para com todos; seu amor a profissão e aos seus alunos; sua amizade forte dedicada aos parentes e amigos.

 

Ricardo: seu desejo foi ser sempre bom, e você foi, em verdade simplesmente bom.