JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,
DECRETA:
Artigo 1º Fica denominado "JOSÉ DE BARROS PINTO (ZÉ PINTO DA TUBA)" o Conservatório Musical localizado à Av. Frei Pacífico Wagner, nº 612/616, centro, Caraguatatuba.
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto, a biografia do homenageado.
Artigo 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, deverá providenciar o cadastramento da presente denominação e a sua necessária divulgação.
Artigo 4º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 24 de abril de 2007
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
José de Barros Pinto, nascido em Gonçalves - MG no dia 13 de agosto de 1923, filho de Francisco Pinto de Magalhães e Maria de Barros Vieira, caminhoneiro, veio a Caraguatatuba e constituiu família que hoje é tradicional em nossa cidade, já que sua esposa Irma Marques Pinto era de uma família atuante, social e politicamente.
Desta união nasceram 5 filhos, a saber: IZILDA, IRACEMA, FRANCISCO, IRMA DE PAULA e JOSÉ. Depois vieram 3 genros e 1 nora, 10 netos e 2 bisnetos.
Fincou raízes por mais de 46 anos nesta cidade e sua paixão pela música o levou à Banda Municipal.
O “Zé Pinto da Tuba", como era conhecido, trabalhou como motorista de táxi, foi proprietário e gerente de hotel no Município.
Mas o amor à música falou mais alto e com o seu amigo de infância, o maestro Pedrinho e com o Luiz Pretinho formaram a Banda Municipal, muito boa para a época, graças ao Prefeito Mateus.
Aprendeu com seu tio a música e com o tempo evoluiu nas bandas que tocou. Começou a tocar trompete, trombone e por último a “Tuba”. Sendo a música popular, samba, bolero e valsa os ritmos que adorava tocar. E artistas populares, nomes como: Adoniran Barbosa e Chico Buarque.
Na Banda o "Zé Pinto da Tuba" se distraia e passou bons momentos de sua vida tornando seus dias especiais e inesquecíveis, pois a música e a poesia, na forma de harmonia e melodia, encantou os ouvidos e encheu de emoções os corações.
Foi através da Banda Municipal de Caraguatatuba que José de Barros Pinto, foi homenageado pela Câmara Municipal Caraguatatuba pelos seus excelentes serviços prestados ao Município, em comemoração ao “Dia do Músico” - (29 de novembro de 2001).
Com o crescimento da cidade, cresceu o seu entusiasmo com a Banda Municipal, criando a Escola de Música para os jovens, tornando-os amigos, se dedicando, ficando mais próximos da família.
José de Barros Pinto, o “Zé Pinto da Tuba” é um patrimônio
histórico da cidade através da Banda Municipal, pois pelo seu passamento, no
dia 23 de novembro de 2002, aos 79 anos, a Câmara Municipal de Caraguatatuba,
Homenagens foram realizadas pelos amigos da Banda Municipal que culminou com esta poesia de seu colega Pitágoras:
A Praça está silente...
Não há valsas nem dobrados.
A Tuba calada ressente
O sopro do maestro expirado.
Morreu Zé Pinto
Mas suas notas
Ainda ecoam
Por toda a Cidade
Morreu o Gigante
Ficou a saudade
Do baixo triunfante
A marcar retumbante
As nossas emoções!
Chove neste dia
É a cidade que chora
Pelo som da Poesia
Que se vai embora!
Descansa José
Porque seu descanso
É merecido
Porque seu canto
É o encanto
Jamais esquecido!
Em homenagem a tão ilustre cidadão e músico, um dos fundadores da Banda Municipal, que emocionou a todos, o Município da Estância Balneária de Caraguatatuba perpetua o seu honrado nome com a denominação do Conservatório Musical sede da Banda Sinfônica Carlos Gomes, constante deste Decreto nº 47/07.