DECRETO Nº 52, DE 14 DE ABRIL DE 2003

 

Dá denominação ao próprio Municipal que específica

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,

 

DECRETA:

 

Artigo 1º Fica denominado "JORGE BURIHAN" o prédio onde está instalado o ginásio de esportes, nas dependências da CEI "Profª Aparecida Maria Pires de Meneses" à Avenida Marginal Ipiranga, nº 17, no Bairro Olaria, nos termos do artigo 3º, da Lei Municipal nº 739, de 19 de fevereiro de 1999.

 

Artigo 2º Faz parte integrante deste Decreto, a biografia do homenageado.

 

Artigo 3º A Secretaria Municipal de Educação adotará todas as providências administrativas e operacionais necessárias à implementação da denominação aqui outorgada.

 

Artigo 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 14 de abril de 2003.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

BIOGRAFIA DE JORGE BURIHAN

 

Jorge Burihan, nasceu em Borborema (SP) em 17 de maio de 1927, filho de Salim Burihan e Fardid Bathone Burihan. Jorge foi comerciante em São Paula e na cidade de Flórida, no Paraná, antes de vir para Caraguatatuba, em 1957, com a esposa Maria e os filhos Salim e Shirley.

 

Em Caraguatatuba, onde morava sua sogra, a comerciante Durvalina Bueno, Jorge instalou a primeira loja de calçados e de roupas masculinas da cidade, a Loja Flórida, na rua Santa Cruz.

 

Desportista, logo granjeou amizades com os esportistas da cidade, entre eles, diretores e jogadores do Minas Gerais e do E.C. XV de Novembro, onde exerceu cargo de vice-presidente e de diretor durante muitos anos. Foi na gestão que teve Dácio Augusto de Barros Filho, presidente e Jorge Burihan, como vice-presidente, que o XV de Novembro construiu sua sede social, na Rua Santa Cruz, local onde eram promovidos os bailes mais tradicionais da cidade. No XV de Novembro, Jorge Burihan foi também diretor e jogador da equipe de Veteranos.

 

Jorge também foi um dos organizadores da tradicional travessia Ilhabela -Caraguá, divulgando o evento nos principais jornais do país e recepcionando, em Caraguá, os nadadores mais renomados da América Latina.

 

Ainda como desportista, presidiu a CME (Comissão Municipal de Esportes), período em que, por vários anos, organizou e chefiou a comitiva da cidade na disputa dos jogos regionais e jogos abertos no interior paulista.

 

Na área social, Jorge Burihan exerceu o cargo de juiz de Paz, durante 12 anos, sendo o responsável pela união de centenas de casais em nossa cidade.

 

Jorge Burihan, foi, também, fundador e presidente do Rotary Clube, período em que sua esposa Maria, presidia a Casa da Amizade, organizando inúmeros eventos para prestar ajuda e assistência aos mais necessitados, como sempre foi sua índole.

 

Sua simpatia e companheirismo, cativava a todos, independentemente de idade.

 

Jorge, foi, diversas vezes, paraninfo de formatura de turmas escolares.

 

Jorge Burihan, foi, também, mesário em inúmeras eleições municipais.

 

No final da década de 60, o casal Jorge e Maria inaugurou o Restaurante Xamego, que se transformaria num dos mais conhecidos da região.

 

Jorge Burihan faleceu aos 48 anos de idade, em 17 de abril de 1975, na capital paulista, deixando a viúva Maria, os filhos Salin, Shirley e Sérgio e os netos que, infelizmente não conheceu em vida: Yasmin, Lucas, Matheus, Tiago e Tomas.

 

Pelo seu espírito desportista e pela dedicação em prol da comunidade é que o prefeito Antonio Carlos da Silva presta homenagem a sua família, denominando o ginásio de esportes do Bairro do Olaria de Ginásio de Esportes "Jorge Burihan".

 

Caraguatatuba, 14 de abril de 2003.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal