ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei,
DECRETA:
Artigo 1º Passa a denominar-se EMEF “LUIZ RIBEIRO MUNIZ”, a nova EMEF do Bairro Martim de Sá, situada à Rua Analândia esquina com a Avenida Martim de Sá, no bairro Martim de Sá, nesta cidade de Caraguatatuba, criada pelo Decreto nº 218/99, de 7 de dezembro de 1999.
Artigo 2º O Poder Público Municipal dará ciência e fará as comunicações necessárias sobre a denominação ora decretada.
Artigo 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 07 de abril de 2000
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
O homenageado, Luiz Ribeiro Muniz, filho de Alberto Nunes Muniz e Maria Conceição Ribeiro, nasceu em Tremembé, Estado de São Paulo, aos 27 de abril de 1914. Diplomou-se Professor Primário em 1941, pela antiga Escola Normal Municipal de Taubaté e iniciou-se no magistério, como substituto efetivo, no Grupo Escolar de Tremembé, em 1942. No mesmo ano, foi nomeado por Concurso de Títulos, como Professor Primário, em caráter de Estagiário, para a Escola Masculina do Bairro Morro Redondo (núcleo japonês), em Marília, Estado de São Paulo.
Em 1947, o referenciado foi nomeado em caráter efetivo, por
concurso de provas e títulos, para o cargo de Diretor do antigo Grupo Escolar
de Caraguatatuba, em Caraguatatuba, onde permaneceu no exercício do cargo, de
fevereiro de
Luiz Ribeiro Muniz foi casado com Aracy Lopes Muniz que exerceu
o cargo de Professora Primária
Quando Diretor do Grupo Escolar de Caraguatatuba, o homenageado reativou a merenda escolar tendo em vista que a maioria dos alunos eram carentes e vinham estudar de lugares distantes. Para o fornecimento da mesma, contou com a colaboração de moradores locais que doavam os alimentos e também com D. Filhinha, funcionária do Grupo Escolar e esposa de Higino Santana, que preparava diariamente a merenda escolar.
Durante a sua administração no Grupo Escolar de Caraguatatuba, houve uma epidemia de piolho na Escola que somente foi combatida através da raspagem de cabelo dos alunos, feita pelo próprio Diretor, o que causou muita polêmica na época entre pais e alunos, pois não era costume de então usar cabelos totalmente raspados.
Deixando o cargo de Diretor no Grupo Escolar de Caraguatatuba, o
homenageado continuou exercendo o cargo em outras cidades do Estado de São
Paulo como Guaratinguetá, Cruzeiro e Taubaté. Mesmo exercendo o cargo de
Diretor
Aos 50 anos de idade, Luiz Ribeiro Muniz tornou-se Bacharel
O referenciado era educador nato, um grande conhecedor da Língua Portuguesa, inflamado orador, defensor intransigente da igualdade e justiça social.
Segundo Luiz Carlos Muniz, filho do homenageado, após a aposentadoria de seu pai na área da educação, continuou atuando como advogado até a data de seu falecimento em Taubaté no dia 21 de julho de 1997, aos 83 anos de idade. Como advogado, chegava a executar defesas em prosa e verso. Era um homem de finos costumes, padrão e moral elevados, combativo e leal.
Luiz Ribeiro Muniz deixou saudades naqueles que o respeitavam como amigo, advogado e grande educador que foi para cidade de Caraguatatuba, razão pela qual lhe é prestada esta homenagem póstuma com a designação de seu honrado nome para nominar a EMEF do Bairro Martim de Sá.
Caraguatatuba, 07 de abril de 2000.