DECRETO Nº 95, DE 03 DE JUNHO DE 2002

 

Dá denominação ao Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, especialmente pelo art. 27, da Lei Municipal nº 616, de 30 de junho de 1997 e o inciso VI, do artigo 49, da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba,

 

DECRETA:

 

Artigo 1º O Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba - APMC, órgão subordinado à Fundação Cultural de Caraguatatuba, passa ser denominado, "ARINO SANT’ANA DE BARROS".

 

Artigo 2º Fica fazendo parte integrante deste Decreto, a justificativa referente à denominação dada ao APMC.

 

Artigo 3º A Fundação Cultural adotará todas as providências administrativas e operacionais necessárias para a implementação da alteração implantada por este Decreto.

 

Artigo 4º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 03 de junho de 2002.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Arino Sant’Ana de Barros nasceu em Caraguatatuba, no dia 08 de maio de 1924, filho de João Péricles de Barros e Cândida Turibia de Sant’Ana, ambos falecidos.

 

Após ter concluído os estudos primários em 1938, mudou-se para a cidade de Santos, a fim de continuar seus estudos.

 

Em Caraguatatuba, trabalhou, por pouco tempo, na S/A Frigorífico Anglo.

 

Em 1945, morando em Guaratinguetá - SP, casou-se com Maria da Rocha Barros, com quem teve 3 filhas, hoje todas falecidas, inclusive sua esposa. De suas filhas, teve somente uma neta, atualmente residindo na cidade de Moreira César - SP. Neste mesmo ano, foi convocado para a incorporação na FAB- Força Expedicionária Brasileira.

 

Em 1946, residindo e estudando na cidade de Guaratinguetá, ingressou no Grupo Light- CIA & Força de Guaratinguetá. Desempenhou, várias atividades em diversos setores. Em 1949, foi designado para gerenciar a agência na cidade de Aparecida do Norte - SP, onde permaneceu até 1961. Neste ano, já concluído o curso superior em Administração de Empresas na cidade de Taubaté, foi admitido pela Indústria de Papel Cícero Prado, onde desempenhou várias atividades.

 

Depois de 25 anos na ativa e motivado pelo falecimento de seus familiares, aposentou-se e na década de 70, voltando a residir em Caraguatatuba. Depois de aposentado, trabalhou por mais 22 anos na Prefeitura Municipal, sendo 6 anos como Secretário de Turismo e 16 anos na organização do setor de Patrimônio onde trabalhou até 1997, interrompido por uma enfermidade.

 

No campo religioso exerceu várias atividades na Assistência e Proteção dos Encarcerados (APE). Foi Ministro Extraordinário da Eucaristia, participando dos encontros da Campanha da Fraternidade.

 

Nos últimos 15 anos de sua vida o Sr. Arino de Barros atuou como presidente do setor de administração do C.C.T.I. - Estrela do Mar.

 

Foi um grande pesquisador da história de Caraguatatuba, colaborou nos trabalhos de resgate da história do Município auxiliando nas pesquisas e informações acerca de seu passado.

 

Em 2000, doou para o Arquivo Público (Arquivo Histórico) todo o material coletado por ele durante anos de sua vida iniciando pela fundação da cidade até a gestão do Prefeito Antônio Carlos da Silva contendo, praticamente, todos os trabalhos realizados pela P.M entre 1997e 2000.

 

Uma de suas últimas frases escritas foi: "Pelos longos caminhos percorridos, sempre deixei profundos laços de amizade".....

 

À vista dos inestimáveis serviços prestados por este saudoso senhor à nossa cidade, o Município de Caraguatatuba presta-lhe uma homenagem póstuma, por meio deste Decreto, nominando com seu nobre e honrado nome o Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba - APMC, que de agora em diante passa a ser denominado "ARINO SANT’ANA DE BARROS".

 

Caraguatatuba, 03 de junho de 2002.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal