Autor: Ver. Celso Pereira e Madalena Maria Fachini
ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º Denomina de "Rua IRMÃ LUCÍLIA" a Rua dos Tourinhos, que se inicia na SP-55 e termina na Avenida Hum, localizada no Loteamento Balneário Massaguaçu, no Bairro Massaguaçu, neste Município.
Artigo 2º Ficam fazendo partes integrantes desta Lei a justificativa e o croqui de localização, anexos.
Artigo 3º O Poder Público Municipal comunicará a nova denominação às Concessionárias de Serviços Públicos, às Associações dos Oficiais de Justiça, aos Taxistas e aos Cartórios do Município.
Artigo 4º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Lei nº 063 de 17 de dezembro de 1990.
Caraguatatuba, 07 de outubro de 2003.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Irmã Maria Lucília da Imaculada Conceição nasceu no dia 20 de março de 1915, na cidade de Taubaté. Filha de Eduardo José Pereira e Lucília Barbosa Pereira. Era a sétima dos nove irmãos. Formou-se professora em sua cidade, onde lecionou por algum tempo. Ingressou na Congregação aos l O de maio de 1942, como postulante, vestiu o Santo hábito em 08 de dezembro do mesmo ano, fez seus primeiros votos em 07 de dezembro de 1944 e profissão perpétua em 08 de dezembro de 1947.
Em 1964, chegava em nossa cidade a Irmã Lucília da Imaculada Conceição, para o serviço de contabilidade hospitalar na Casa de Saúde Stella Maris e um trabalho na Pastoral catequética no Bairro do Massaguaçu. A Irmã Lucília, como era comumente chamada catequizou crianças, jovens e adultos.
Promoveu o primeiro natal das crianças, doando brinquedos a todos do bairro, sem limites de idade ou classe social, por seguidos anos. Levando mais tarde a motivar a Sociedade Amigos do Bairro a dar continuação a este evento.
Não há no bairro uma família sequer, que na época deixou de receber a pronta e oportuna presença desta servente de Deus. Trazia alimentos para os recém nascidos, uma palavra amiga ou roupas para o sacramento da Eucaristia e Batismo.
Em fevereiro de 1975 inaugurou a atual Capela da Exaltação a Santa Cruz, fruto do trabalho das famílias católicas do bairro.
Foi imensa a alegria estampada no rosto daquela senhora humilde em seu hábito branco, mas com sorriso constante e um olhar amigo, quando viu as crianças do Sertãozinho freqüentando aulas na "escolinha do bairro". A preocupação da busca do melhor para as crianças e conseqüentemente às suas famílias.
Mesmo enferma ficava feliz em ter notícias de "seu povo" e fez um único pedido antes de falecer: "Quero ser enterrada, com meu povo cantando a música a São João Batista".
Faleceu no dia 02 de setembro de 1989, com a certeza de que um dia com ela podemos encontrar, no seio insondável e amoroso do Pai.
Contamos com o apoio dos Nobres Pares desta Casa para homenagear, através deste projeto, esta Senhora digna, que lutou e foi um exemplo de dedicação ao próximo.
Sala “Benedito Zacarias Arouca”, 17 de julho de 2003.
Caraguatatuba, 07 de outubro de 2003.