LEI Nº 1146, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2004

 

Declara de Utilidade Pública a Associação Caiçara Juqueriquerê – ACAJU.

 

Autor: Ver. Dalva Ricardo Santana

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

 

Artigo 1º Fica declarada de Utilidade Pública a ASSOCIAÇÃO CAIÇARA JUQUERIQUERÊ - ACAJU, Pessoa Jurídica inscrita sob o número 03.877.492-96, localizada na Rua Ernesto Vitório Paes, nº 35, bairro Porto Novo, de interesse da cultura caiçara, fundada em 22 de maio de 2000, com duração indefinida e regida pelo Estatuto anexo.

 

Artigo 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei a justificativa anexa.

 

Artigo 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 24 de novembro de 2004.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

JUSTIFICATIVA DA LEI Nº 1.146/04

 

A Associação Caiçara Juqueriquerê é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e que tem por interesse a cultura caiçara e a preservação do Rio Juqueriquerê, fundada em 27 de fevereiro de 2003.

 

Seus Objetivos:

 

*Limpeza do Rio Juqueriquerê, com a participação de membros da comunidade;

*Palestras e Exposições nas escolas do bairro sobre a importância da preservação do Rio Juqueriquerê;

*Participação em reuniões do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e outros.

 

História:

 

Ao longo dos últimos 25 anos, o Litoral Norte, como um todo, vem sofrendo uma devastação sem precedentes. Ainda passa por uma urbanização desordenada; por uma especulação imobiliária desastrosa e desumana, principalmente para a população caiçara.

 

O Rio Juqueriquerê é dos rios mais importantes do Litoral Norte de São Paulo. De 1927 até 1967, foi utilizado pela empresa inglesa The Lancashire General Investments Company - Frigorífico Anglo, conhecida no Município como Fazenda dos Ingleses, como um meio de viabilizar a exportação de frutas para o exterior.

 

Cornélio Schmidt em seu relatório de 1919, observa: “Três barras ou bocas principais tem o Estado, entre seus limites norte e sul, no oceano, Juquery-querê, Santos e Ribeira.”

 

Este rio sempre foi e continua sendo muito importante para os caiçaras que ainda dependem dele para sobreviver, principalmente os pescadores.

 

Sua preservação não depende somente do Estado, e sim todos aqueles que o utilizam, seja de forma profissional, através dos pescadores, proprietários de marinas e turistas.

 

Ante o exposto, solicito dos Nobres Pares aprovação da presente propositura, que tem por finalidade fortalecer essa Entidade, cujo objetivo é o de cuidar desse rio, concedendo-lhe o direito de se tornar Utilidade Pública, podendo desta forma pleitear recursos junto ao Executivo Municipal.

 

Sala "Benedito Zacarias Arouca”, 12 de agosto de 2004.

 

DALVA RICARDO SANTANA

Vereadora

 

Caraguatatuba, 24 de novembro de 2004.

 

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Prefeito Municipal