Autor: Ver. Leonor Diniz Santos Ferreira
ANTONIO CARLOS DA SILVA,
Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das
atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal
aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º Denomina de "Rua Waldomiro Passos" a Rua Dezesseis, que se inicia na Avenida Geraldo Nogueira da Silva e termina na Avenida Hum, localizada no Bairro Jardim Britânia, neste Município.
Artigo 2º Ficam fazendo partes integrantes desta Lei a justificativa e o croqui de localização, anexo.
Artigo 3º O Poder Público Municipal comunicará a nova denominação às concessionárias de Serviços Públicos, às Associações dos Oficiais de Justiça, aos Taxistas e aos Cartórios do Município.
Artigo 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 16 de dezembro de 2004.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Waldomiro Passos, filho de Luiz Passos Júnior e Maria Sodré Passos, nasceu em 17 de março de 1918 na cidade de Caraguatatuba - SP.
Casou se com a Sra. Maria Soares Ribeiro Passos, e após ficar viúvo se casou novamente com a Sra. Else Maciel da Silva Passos, que hoje ainda reside em Caraguatatuba.
Waldomiro foi ex-combatente participante da 2a Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira - FEB, sendo escalado pelo 6º RI de Caçapava. Devido sua atuação efetiva na guerra foi condecorado com duas medalhas de honra ao mérito.
Após retomar da guerra foi nomeado prefeito da cidade de Jambeiro - SP. Terminado seu mandato foi residir na cidade de Santos com a profissão de Fiscal Aduaneiro. Foi transferido para Taubaté em 1953 como funcionário público federal.
Em 1980 após concurso público recebeu o cargo de Fiscal do Ministério do Trabalho, e com esta profissão voltou a residir em Caraguatatuba por longos anos, sua terra natal e muito amada por ele, onde cultivava relacionamentos e exercia papel de cidadão prestante. Era um grande patriota participante ativo de entidades filantrópicas, excelente chefe de família, profissional competente. Sua lealdade com amigos era item fundamental de sua personalidade.
Waldomiro Passos faleceu em 26 de janeiro de 1997, deixando sua filha Vilma Passos Cunha - fruto de seu primeiro casamento, seu neto Rodrigo Passos Cunha, e a Sra. Else, sua última esposa.
Com seu passamento ficou uma lacuna na comunidade caraguatatubense. Amava muito sua terra natal, amava seu povo e o seu país.
Ante o exposto, solicito a aprovação dos nobres pares, registrando nos anais desta Casa de Leis esta justa homenagem.
Sala "Benedito Zacarias Arouca", 04 de setembro de 2003.
Caraguatatuba, 16 de dezembro de 2004.