Autor: Órgão Executivo.
ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º Fica denominada a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), Profª Maria Moraes de Oliveira, localizada na Rua Pica Pau, s/nº, Bairro Jardim Gaivotas, neste Município.
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei, a biografia da Professora homenageada.
Artigo 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, deverá providenciar o cadastramento da presente denominação e a sua necessária divulgação.
Artigo 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 29 de março de 2010.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Aos 03 de dezembro de 1915 nasceu
Fez seus estudos no "LICEU SANTISTA” e completou cursando a "Escola Normal José Bonifácio”, onde se diplomou professora no ano de 1937.
Em 1938, iniciou sua carreira profissional na cidade de Ilhabela-SP, praia dos Castelhanos, onde permaneceu por dois anos e sempre se recorda com bastante saudades daquele tempo.
Em 1940 se transferiu para o município de São Sebastião-SP, onde através de um concurso público, foi dar aulas na "Escola Mista” da Praia do Paúba, permanecendo por cinco anos naquela localidade.
Na Praia de Paúba, conheceu seu esposo, Antonio Mario de Oliveira, com quem teve cinco filhos: Maria Aparecida, casada com Fernando; Teresa Maria, casada com Getúlio; Marlene Maria, casada com Oswaldo; Antonio Mario Filho, casado com Maria Célia; Carlos Roberto, casado com Nilce e após seu casamento ela passou a assinar MARIA MORAES DE OLIVEIRA. Hoje tem 14 netos e 02 bisnetos.
Em 1945 fez escolha por Caraguatatuba-SP, transferindo-se para o Grupo Escolar de Caraguatatuba, onde permaneceu até a sua aposentadoria, no ano de 1967.
Mãe, avó e esposa exemplar, mulher guerreira e se há um ponto que podemos destacar na conduta da professora MARIA MORAES è exatamente o amor e o carinho que sempre dispensou aos seus alunos e que refletem durante todos esses anos, quando é saudada por todos esses ex-alunos.
Seus olhos ainda brilham quando se lembra do passado tão distante. Mulher vitoriosa, dotada de uma Fé sobrenatural, capaz de mover os céus, chamar à existência as coisas que não são, como se já fossem e cumprir o propósito de Deus na sua vida.
Hoje, aos 94 anos de idade, recebeu e deu ensinamentos valiosos e seria impossível mencionar os nomes de todas as pessoas que Deus usou na trajetória da sua vida e que deram condições para que ela chegasse até aqui, assim sendo, a sua gratidão à todos e a maior gratidão é ao Senhor Deus!