LEI Nº 2.055, DE 26 DE outubro DE 2012

 

“Denomina de “PEDRO BUONO”, a Avenida Um e a Avenida Beira Mar, localizada no Bairro Massaguaçú.”

 

Autor: Ver. PEDRO IVO DE SOUSA TAU

 

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, nos termos do Art. 33, Parágrafo 3º, da Lei Orgânica do Município, promulgo a seguinte Lei:

 

Artigo 1º Denomina de “PEDRO BUONO” a Avenida Um e a Avenida Beira Mar, que inicia no final da Avenida Eridano, esquina com a Rua Pavão, no Loteamento Capricórnio I e termina na Avenida Um com Marginal Direita da Rodovia Manoel Hipólito do Rego - SP-55, sentido Caraguatatuba/Ubatuba, no Loteamento Balneário Copacabana, Bairro Massaguaçu.

 

Artigo 2º Ficam fazendo parte integrante desta Lei a justificativa e o croqui de localização anexos.

                                                                                                         

Artigo 3º O Poder Executivo comunicará a nova denominação às Concessionárias de Serviços Públicos, às Associações dos Oficiais de Justiça, aos Taxistas e Cartórios do Município.

 

Artigo 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Gabinete da Presidência, 26 de outubro de 2012.

 

VER. WILSON AGNALDO GOBETTI

PreSIDENTE

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

JUSTIFICATIVA:

 

PEDRO BUONO, nascido em 27 de novembro de 1923, natural da Cidade de São Paulo/SP, filho do Sr. João Buono e da Sra. Theresa Buono, ambos já falecidos.

 

Em 20 de dezembro de 1947, casou-se com a Sra. Mathilde Marques Buono (in memoriam), com quem teve os filhos: Cláudio Buono (in memoriam) e Cleide Buono DallAlba (moradora do Capricórnio).

 

Pedro Buono dedicou toda a sua vida como Educador. Foi Proprietário e Diretor Geral do Colégio Excelsior, no Bairro do Tatuapé em São Paulo, por mais de 30 anos, com educação voltada para o Ensino Fundamental e Médio, com ênfase na área profissionalizante, formando mais 6.000 alunos.

 

Durante o período em que dirigia o Colégio Excelsior, fundou a Faculdade da Zona Leste, que hoje passou a se chamar Universidade de São Paulo, com mais de 12.000 alunos.

 

Além de empreendedor, educador e líder de vanguarda, Seu Pedro descobriu um cantinho muito especial para aproveitar seus momentos de lazer e descanso em Caraguatatuba, adquirindo em 1960, ainda no Projeto uma casa no Loteamento Capricórnio, Bairro Massaguaçu.

 

Acompanhou de perto a construção da casa e no ano 1975, de posse de outro terreno de frente para o mar, construiu a casa que passou a morar definitivamente, depois de se aposentar.

 

Homem de muitos amigos, pessoa muito querida pelos vizinhos, veranistas e turistas que freqüentavam a Praia do Capricórnio, sempre com aquele espírito motivador de educador gostava de plantar sementes de sabedoria nas crianças e nos jovens.

 

Muitas crianças e jovens quando de férias escolares, aprenderam com Seu Pedro a nadar no mar e obedeciam ao sinal de um apito, que graciosamente usava para sinalizar o perigo, pois a praia é de tombo e de forte correnteza.

 

Seu Pedro, homem carismático, de personalidade forte, educador nato, muito querido por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

 

Muitos daqueles jovens aprenderam a nadar com Seu Pedro, ele monitorava os jovens que obedeciam ao sinal de um apito, o qual utilizava para sinalizar perigo. Hoje esses jovens são pais e chefes de família e sentem muito a falta do querido “Vovô Pedro”, maneira carinhosa que eles se referem até os dias atuais.

 

Por amar tanto a Praia do Capricórnio, onde edificou sua residência, onde passou momentos inesquecíveis de intensas alegrias junto à família e amigos, foi sepultado no Cemitério de Caraguatatuba, sendo este seu último desejo.

 

Portanto, com objetivo de fazer uma homenagem póstuma a essa pessoa que vive até hoje um caso de amor por nossa Caraguatatuba, procuramos por meio desta propositura, cumpridas as formalidades regimentais, perpetuar o nome do Sr. PEDRO BUONO, em uma via pública de nosso Município.

 

Sala “Benedito Zacarias Arouca”, 1º de agosto de 2012.

 

VEREADOR PEDRO IVO DE SOUSA TAU”.

 

Gabinete da Presidência, 26 de outubro de 2012.

 

VER. WILSON AGNALDO GOBETTI

PRESIDENTE