LEI Nº 2.384, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017

 

“AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DECLARAR DE UTILIDADE PÚBLICA A ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL “AMOR EXIGENTE”.”

 

Autor: Vereador João Silva de Paula Ferreira.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR, PREFEITO DO MUNICÍPIO DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE CARAGUATATUBA, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a declarar de utilidade Pública a organização Não Governamental “Amor Exigente”, inscrita no CNPJ sob nº 09.643.303/0001-05, com sede na Av. Bahia, 633 – Indaiá- Caraguatatuba-SP.

 

Art. 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei a justificativa anexa.

 

Art. 3º As despesas decorrentes da aplicação desta Lei, correrão por conta de verbas próprias do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

 

Art. 4º Efetivada a declaração de Utilidade Pública, cópia do Decreto respectivo, será enviada a Câmara Municipal, no prazo de 10 (dez) dias, para complementação processual.

 

Art. 5º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 13 de dezembro de 2017.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Associação Caraguatatubense de Amor-Exigente - ACAEX, inscrita no CNPJ sob nº 09.643.303/0001-05, entidade sem fins lucrativos, atuando na área da atividade de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química, constituída em 18 de agosto de 2007, nessa cidade de Caraguatatuba.

Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua em esfera nacional como entidade de apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!  Este programa, que há mais de 3 décadas funciona e dá certo, é praticado por meio de 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, através de reuniões semanais, cursos e palestras, sempre com a dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina e Uruguai.

Desde 1998 existem reuniões de Amor-Exigente em Caraguatatuba, sendo realizada entre setembro de 1998 e março de 2000 reuniões periódicas na Igreja Matriz Santo Antonio, no centro da cidade.

Em agosto de 2005 deu-se inicio novamente as reuniões do grupo Amor-Exigente na cidade, novamente na Igreja Matriz Santo Antonio, sendo transferida em seguida para as instalações da APAE que foi gentilmente cedida pela instituição, local onde as reuniões acontecem até hoje. Em agosto de 2007 foi fundada a associação caraguatatubense de amor exigente - ACAEX, vinculado à Federação de Amor Exigente com sede em Campinas-SP, e sob a presidência de FRANCISCO SALDAO NETO vem atendendo em média 50 famílias por semana, seja pelas reuniões presenciais, ou pelos atendimentos virtuais na cidade e pelo Brasil, ajudando pessoas com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados.

Ante o exposto, apresento ao Sabor dos Nobres Pares a presente propositura que autoriza o Poder Executivo a declarar de Utilidade Pública, a Organização Não Governamental, a “Amor Exigente”, que espero contar com o apoio dos Nobres Pares. Sala "Benedito Zacarias Arouca", 10 de novembro de 2017. JOÃO SILVA DE PAULA FERREIRA - Vereador De Paula