LEI Nº 2.557, DE 28 DE MAIO DE 2021

 

Denomina de Praça Maria de Fátima Santana – “Fafá” a Área Pública localizada na Rua Placedina Ferreira dos Santos, quadra IV, Bairro Sitio Jaqueiras, cadastrado por meio da inscrição nº 09.104.010 junto a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Autor: Ver Renato Leite Carrijo de Aguilar.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE CARAGUATATUBA, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica Denominada de Praça Maria de Fátima Santana – “Fafá” a Área Pública localizada na Rua Placedina Ferreira dos Santos, quadra IV, Bairro Sitio Jaqueiras, cadastrado por meio da inscrição nº 09.104.010 junto a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Art. 2° Fica fazendo parte integrante desta Lei a justificativa e croqui de localização, anexos.

 

Art. 3° O Poder Público Municipal comunicará a nova denominação às concessionárias de serviços municipais, às associações dos oficiais de justiça, aos taxistas e aos cartórios do Município.

 

Art. 4° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 28 de maio de 2021.

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Maria de Fátima Santana, nascida aos 17 de setembro de 1957 no bairro Porto Novo, Caraguatatuba, São Paulo, com auxílio de parteira.

 

Filha de Eurides Pimenta de Santana e Nilo Ricardo Santana (in memorian), solteira, sem filhos, porém com muito amor e carinho com os sobrinhos e sobrinhas netos que a amavam muito.

 

Irmã de 9 irmãos: Lucimar, Dalva, Adilson,  Airton, Hamilton, Tânia, Adenilson, Virginia e Virgilia (in memorian).

 

Quando criança era muito ajudadora da casa, lavando louças no Rio Juqueriquerê e ajudando a cuidar dos irmãos. Quando nasceu, seu nome foi escolhido por sua tia Davina e sua mãe de forma espontânea.

 

Iniciou seus estudos na escola da Rua Marítima, que pertencia à fazenda dos ingleses. Continuou seus estudos na Escola Adaly Coelho Passos e na Escola Thomaz Ribeiro de Lima. Finalmente concluindo o ensino técnico de Contabilidade na Escola Colônia dos Pescadores.

 

Iniciou sua vida laboral na Colônia de férias “Ministro João Cleófas” e depois trabalhou na Colônia de Férias dos Bancários. Deu aula nas escolas do Estado como professora eventual. Passou no concurso de escriturária do Estado e sua primeira escola foi EE Bernardo Ferreira Louzada no Rio do Ouro, depois transferiu-se para EE Maria Ester Dutra no Morro do Algodão, e por fim na EE Benedito Paes Sobrinho no Perequê Mirim.

 

Passou no concurso público da Secretaria da Saúde de São Sebastião, trabalhando na administração do posto de saúde do bairro Morro do Abrigo e futuramente nomeada chefe do setor “Combate a Dengue” onde veio a se aposentar em 2012.

 

Foi catequista por muitos anos na capela “Nossa Senhora Aparecida” no bairro Porto Novo. Frequentou por muitos anos o Templo Espiritual “Amor ao Próximo” também no Porto Novo, onde dedicou-se às obras de caridade, sendo ajudadora dos demais carentes, necessitados e humildes; colaborou muito na Creche “Amor ao Próximo” localizada na cidade de Guarulhos, onde dedicava-se alguns finais de semana.

 

Essas atitudes fizeram de Maria de Fátima uma pessoa muito carismática no bairro e no município, sendo por isso chamada de “Fafá”.

 

Gostava muito de comemorar a vida, estar com a família e amigos. Dedicou sua vida a cuidar de sua mãe Eurides e sua irmã especial Virgínia Lúcia, que ainda vivem aos 91 e 60 anos, respectivamente.

 

Infelizmente foi atingida pela doença diabetes, complicando cada vez mais sua saúde vindo a atingir demais órgãos. Lutou para sobreviver aos ataques da doença, mas em janeiro de 2020 agravou vindo a falecer no dia 11 de janeiro do mesmo ano.

 

Solicitamos a essa Casa de Leis, que denomine a praça indicada com o nome de tão nobre pessoa: Maria de Fátima Santana “Fafá”.

 

Sala “Benedito Zacarias Arouca”, 28 de abril de 2021

Tato Aguilar-Vereador-PSD