LEI Nº 2.620, DE 28 DE JUNHO DE 2022

 

Autor: Vereador Celso Pereira.

 

“Denomina de "RUA JOSÉ VIEIRA", a RUA HUM, que se inicia na Rua Vinte de Abril e termina na Rua Três, no bairro Massaguaçu”. 

 

JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR, PREFEITO DO MUNICÍPIO DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE CARAGUATATUBA, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

 

Art. 1° Fica denominada de "Rua José Vieira", a RUA HUM, que se inicia na Rua Vinte de Abril e termina na Rua Três, no bairro Massaguaçu.

 

Art. 2° Fica fazendo parte integrante desta Lei a justificativa e croqui de localização, anexos.

 

Art. 3° O Poder Público Municipal comunicará a nova denominação às concessionárias de serviços municipais, às associações dos oficiais de justiça, aos taxistas e aos cartórios do Município.

 

Art. 4° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Caraguatatuba, 28 de junho de 2022.

 

 JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR JUNIOR

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

JUSTIFICATIVA:

  

José Vieira, filho de Benedito Vieira e Benedita de Jesus, nasceu em 12 de dezembro de 1923, no Município de Piranguçu, Minas Gerais, onde cresceu trabalhando na lavoura. Casou-se com Benedita Maria de Jesus em 1955 e juntos tiveram 05 filhos, José, João, Alcides, Francisco e Isaías, que faleceu ainda bebê.

Em 1964 mudou-se para Caraguatatuba, fixando residência no Sertão dos Tourinhos, onde trabalhou no cultivo de banana. Mesmo com toda dificuldade financeira, conseguiu arrendar um terreno de propriedade do Sr. João Epifânio,  passando a cultivar arroz.

Juntamente com seus filhos, o Sr. José Vieira assistiu de perto a catástrofe de 1967. Em 1971 mudou-se para o bairro  Massaguaçu, no sítio do Sr. Heitor, trabalhando como meeiro na plantação de verdura. Seu grande desejo era comprar seu próprio terreno, até que em 1973, seu sonho se realizou, após adquirir alguns hectares de terra de propriedade do Sr. Lúcio Fernandes. Contando com a ajuda de seus filhos, após quitar sua dívida pela compra do terreno, conseguiu construir sua casa própria.  Como se tratava de uma grande área, criou um loteamento e vendeu todos os lotes. Em 2005 perdeu sua amada e querida companheira. Daí por diante  passou o resto de seus dias na companhia do filho caçula, vindo a falecer no dia 30 de maio de 2021, deixando 04 filhos, 08 netos e 12 bisnetos.

Em virtude deste exemplo de cidadão, apresento ao sabor dos Nobres Pares a presente propositura, cujo objetivo é o de homenagear a família do Sr. José Vieira, perpetuando seu nome na via pública acima descrita.

Sala “Benedito Zacarias Arouca”, 3 de junho de 2022.

CELSO PEREIRA Vereador – PSDB”

__________________________________________________________________