Autor: Ver. Dúlio Peixoto
ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º A Praça Pública localizada no loteamento Vila Atlântica, com frente para a Avenida Presidente Castelo Branco, nas proximidades da quadra 37, Bairro Martin de Sá, nesta cidade, passa a denominar-se Praça “HILDEBRANDO LEITE DOS SANTOS (Soldado Constitucionalista de 1932)”.
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei a justificativa anexa.
Artigo 3º O Poder Público Municipal comunicará a nova denominação às Concessionárias de Serviços Públicos, Associações dos Oficiais de Justiça e Taxistas e Cartórios do Município.
Artigo 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 03 de dezembro de 1997.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
HILDERBRANDO LEITE DOS SANTOS, era natural de Ilhabela neste Estado, onde nasceu em 29.07.1910. Quando seu pai faleceu, sua mãe veio para Caraguatatuba em meados de 1920 e com elas seus filhos todos menores, entre eles HILDEBRANDO e NOVARINO (este veio a ser um pracinha brasileiro na Itália).
HILDEBRANDO era pescador, e em 1932, com 22 anos de idade alistou-se como soldado voluntário no Movimento de 1932, e serviu sob as ordens do Capitão Edgard Pereira Armond. Entre seus colegas de farda de Caraguatatuba tivemos Sebastião Silvestre, Batavo Flávio, José Germano Ferreira, (O Zé Maria pai do Odir Taxista), Nelinho, João Bico, Leopoldo Louzada e outros já falecidos.
Depois da revolução, Hildebrando trabalhou como motorista da Fazenda Mococa transportando bananas e logo a seguir para Miguel Varlez, quando da abertura hoje da Rodovia dos Tamoios.
Casado com a Sra. Antonia de Oliveira Santos,
o casal teve quatro filhos: Ida, Ines e Ivon, todos professores e Ítalo,
advogado, que serviu esta Casa de
Hildebrando foi um dos fundadores e atleta do Esporte Clube XV de Novembro. Foi suplente de Vereador a esta Casa, fiscal de caça e pesca (até se aposentar). Foi membro da Sociedade São Vicente de Paula e da Colônia dos Pescadores juntamente com o Dr. José Dias Paez Lima.
Faleceu nesta cidade, em 25 de março de 1997, próximo a completar 87 anos de idade.
Foi homem simples, porém participante da vida social e da segurança de nossa comunidade, razão pela qual é merecedor dessa homenagem que ora propomos. Esperando contar com a aprovação de todos os Nobres Pares.
Sala “Benedito Zacarias Arouca”, 18 de agosto de 1997.