Autor: Ver. Sebastião Carlos Fernandes
ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º Passa a denominar-se “PRAÇA ESPERANTO” a área pública conhecida por Praça 3 Coqueiros, localizada entre as ruas João Marcelo, Avenida Presciliana de Castilho e Rua Avelino Ferreira, neste Município.
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei a justificativa e croqui de localização, anexos.
Artigo 3º O Poder Público Municipal comunicará a nova denominação às Concessionárias de Serviços Públicos, às Associações dos Oficiais de Justiça, aos Taxistas e Cartórios do Município.
Artigo 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 24 de abril de 1998.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
A pequena área triangular delimitada pelas vias públicas conhecidas por Avenida Presciliana de Castilho, Rua Avelino Ferreira e Rua João Marcelo, localizada no Bairro Estrela D’Alva, que ficou conhecida pelo fato de ter coqueiros em seus vértices, foi escolhida para representar uma criação que já é conhecida por boa parte de brasileiros. Estamos nos referindo ao IDIOMA INTERNACIONAL “ESPERANTO”, língua viva, planejada, mais fácil que os idiomas nacionais, absolutamente neutro e que visa a ser segunda língua de cada povo sem ferir as culturas nacionais. Utilizado na literatura, ciência e filosofia, promove uma comunicação perfeita entre as mais diferentes nações do planeta. Colabora ainda, por sua estrutura interna, com os ideais de paz e progresso da humanidade.
A associação Universal de Esperanto, com sede em Rotterdam, na Holanda, controla seu movimento internacional em 110 (cento e dez) países. Em Brasília, a Liga Brasileira de Esperanto executa sua coordenação nacional; a Associação Paulista de Esperanto orienta de São Paulo o trabalho em todo o Estado e o Caraguatatuba Esperanto Grupo, é a unidade que representa em nossa cidade este harmonioso movimento universal, formador de uma moderna cultura trans-nacional.
O Esperanto foi criado e lançado a público em 1887 pelo Dr. Lázaro Luiz Zamenhof, médico polonês que percebeu a necessidade de criar um idioma para facilitar a comunicação, aproximar os homens, torná-los menos selvagens e animalizados, já que assistia acontecimentos de extrema violência entre os povos vizinhos (alemães, russos, poloneses e hebreus). Sua intenção e objetivo eram tão grandes e sua dedicação e inteligência ao projeto forma de uma felicidade impar que imediatamente ganhou adeptos e começou a ser considerado como o mais genial mecanismo de comunicação humana jamais inventado.
A cada dia que passa vemos este idioma ganhando adeptos e, como meio de cultura, temos encontrado muita facilidade no seu aprendizado, fatos que o tornam ainda mais popular. A procura no seu aprendizado em nossa cidade é de grande interesse e a FUNDACC já dispõe de curso que é ministrado na EEMG “Adaly Coelho Passos”, contando com duas turmas de alunos e com promessa de aumentar cosideravelmente.
Dando a importância cultural que este idioma merece e tendo nossa cidade o pioneirismo e a necessidade de dar todo apoio e mostrar que estamos abertos aos novos rumos da cultura mundial, registramos esta propositura que entendemos ser imprescindível para o desenvolvimento de nosso Município, ainda mais que nossa cidade é uma Estância Balneária onde o turismo começa a se desenvolver de maneira a se tornar profissional e internacional.
Ante o exposto, aguardamos a aprovação dos Nobres Pares desta Casa de Leis a este projeto que procura nos atualizar diante das novas tendências culturais da humanidade.
Sala “Benedito Zacarias Arouca”, 17 de março de 1998.
Caraguatatuba, 24 de abril de 1998.