Autor: Ver. Aureliano Gonçalves Pereira
ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º Passa a denominar-se “ALEXANDRE KASEMIRO” a praça pública localizada na confluência das seguintes ruas: Avenida Brasília, Avenida Rio Grande do Norte, Rua Manoel Bartolomeu de Barros, Rua João Kemp e Avenida Santa Catarina, localizada no Bairro do Tinga, neste Município.
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei a justificativa e croqui de localização, anexos.
Artigo 3º O Poder Público Municipal comunicará a nova denominação às Concessionárias de Serviços Públicos, às Associações dos Oficiais de Justiça, aos Taxistas e aos Cartórios do Município.
Artigo 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 14 de dezembro de 1998.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
ALEXANDRE KASEMIRO, filho de Puras Kasemiro
e Levania Szaurinkas Kasemiro, nasceu na cidade de Itaverava-SP aos 21 de abril de 1935. Viúvo da Sra. Máxima Gonçalves Kasemiro,
deixou filho maior de nome João Carlos Kasemiro
(Caçula, radialista da Rádio Oceânica). No final da década de 40, o jovem Alex
começou a estudar e aprendeu rapidamente o ofício de técnico
Nesta época, o jovem Alex, já desenvolvendo sua vocação para inventos e aperfeiçoamento de antenas de rádios e TVs, conseguiu jogar os primeiros sinais de imagens de TV para a região, montando uma receptora/repetidora no Morro “Pico do Jaraguá”. Devemos lembrar que naquela época o caminho que levava ao pico era uma trilha, aberta na mata virgem, que necessitava de manutenção toda vez era utilizada. Íngreme, pedregosa, tortuosa, verdadeira aventura cada visita à torre para reparos, levando aproximadamente 03 (três) horas de caminhada, carregando ferramentas e peças de reposição. Não podia deixar de visitar a torre, pois qualquer problema implicava em prejuízo à imagem recebida pelos aparelhos de televisão, causando reclamações dos usuários, gerando sérios problemas. Sabia de sua responsabilidade e exercia sua função com profissionalismo e dedicação. Nesta época conseguia transmitir as imagens dos canais 05 e 13, do Rio de Janeiro.
No ano de 1974 foi contratado pela TV Cultura, Canal 02 e montou
uma torre repetidora no Morro da Enseada,
Querido e respeitado por todos seus conhecidos, mantinha na
Avenida Miguel Varlez, ao lado do Bar Uirapuru sua
oficina de consertos de rádios e TVs. No ano de 1977 foi convidado pela direção
do Canal
Veio a falecer no Hospital da Vila Industrial,
Na necessidade de fazer justiça para com esta pessoa que escolheu nossa cidade como sua, dedicou-se de maneira exemplar, contribuiu com seu trabalho particular no desenvolvimento da região, prestou relevantes serviços à comunidade, além de se orgulhar por ter tido a sorte de ter conhecido e vivido em lugar tão acolhedor e belo, procuramos por meio desta propositura, cumpridas as formalidades regimentais, perpetuar o nome de ALEXANDRE KASEMIRO em uma das praças públicas de nosso Município.
Sala “Benedito Zacarias Arouca”, 18 de novembro de 1998.
Caraguatatuba, 14 de dezembro de 1998.