Autor: Órgão Executivo.
ANTONIO CARLOS DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º Fica criado, instalado e denominado “Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo”, o CEI/EMEI – Centro de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Infantil, a nova unidade educacional da Administração Municipal que funciona à Avenida 1º de Maio, nº 200, Jardim dos Sindicatos, no Bairro Porto Novo, nesta cidade. (Redação dada pela Lei nº 1942/2011)
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei, a biografia da professora homenageada.
Artigo 3º O Poder Público Municipal, pelo seu órgão competente, deverá providenciar o cadastramento da presente denominação e a sua necessária divulgação.
Artigo 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário
Caraguatatuba, 04 de abril de 2011.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
THEREZA YANESSE SCHMIDT
CARDOZO
Natural de Taubaté/SP
Nascida em 11 de janeiro de 1931
Mãe de seis filhos
Cursou o primário no “Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves” – Taubaté/SP
Cursou o ginásio no “Colégio Estadual e Normal Monteiro Lobato”
Cursou o colegial no “Colégio Monteiro Lobato”
A partir de 1951 iniciou a trajetória como professora, passando por várias escolas em Taubaté e Vale do Paraíba: Grupo Escolar Amador Bueno da Veiga; Jacques Félix; Escola Mista do Bairro do Pinheirinho em Redenção da Serra; Escola Anchieta.
Por volta de 1969, por força e felicidade do destino, transferiu-se para Caraguatatuba com toda família, onde seu marido José Ulysses Cardoso, comerciante do Vale do Paraíba, constituiu a Auto Peças Cardoso e Dona Yanesse começou a lecionar na Unidade de Ensino de 1º grau Professora Adaly Coelho Passos, onde nesta escola se aposentou por volta de 1982.
Ressalta-se sua trajetória por lecionar em uma das fases mais importantes do ensino, onde se cria a iniciação dos estudos, ou seja, 1º ano do grupo escolar, ministrando aulas às crianças em estado mais puro e importante de suas vidas.
Dona Yanesse dedicou sua vida profissional, integralmente ao ensino das crianças em sua iniciação, não só dando-lhe noções escolares como também os princípios básicos de cidadania.
Formada também, em meados de 1950, no curso do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, como “Instrumentista Superior em Piano”, que no seguir dos anos, passou a dar aulas.