Autor: Ver Aurimar Mansano.
JOSÉ PEREIRA DE AGUILAR, Prefeito Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º Altera para ÀLVARO LUIZ BOAVENTURA FERRAZ, a atual Rua Mato Grosso do Sul, que se inicia na Rotatória da Avenida Paulo Ferraz da Silva Porto e termina na Rua Bahia, localizada no Jardim Balneário Forest.
Artigo 2º Fica fazendo parte integrante desta Lei a documentação disposta no artigo 2º. da Lei Municipal nº.967, de 20 de setembro de 2002.
Artigo 3º O Poder Público comunicará a nova denominação às Concessionárias de Serviços Públicos, às Associações dos Oficiais de Justiça, Taxistas e aos Cartórios do Município.
Artigo 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caraguatatuba, 20 de Dezembro de 2007.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Álvaro Luiz Boaventura Ferraz, nasceu na cidade de Jacareí, aos 13 de maio de 1945.
Neto do maestro Ernesto Bittencourt Ferraz, iniciou seus aprendizados de música no Colégio Educandário de Jacareí, com o maestro Geraldo Carneiro, em 1955, sendo membro da banda desse colégio, como saxofonista, até 1959.
Posteriormente ingressou como trompetista na Corporação Musical de Jacareí, sob a regência do maestro italiano Ângelo Fioravante Rizzioli, com quem estudou teoria e harmonia musical.
Em 1961 passou a fazer parte da Orquestra Verano ainda
Para orgulho do maestro Álvaro, Ricardo cursou a Escola Municipal de Música de São Paulo; participou de três festivais de inverno em Campos do Jordão como bolsista e tocou com alguns artistas conhecidos do cenário nacional e internacional. Hoje, atua como professor na Banda Carlos Gomes e é regente no Projeto Guri.
Em 1976, Álvaro Ferraz mudou-se para Caraguatatuba, onde ingressou na Banda Municipal local como clarinetista. Iniciou os ensinamentos de teoria musical e instrumentação nesta cidade e na vizinha Ubatuba.
Em 1991, com o falecimento do maestro Pedro Alves de Souza, o Pedrinho, Álvaro foi convidado a assumir a regência das Bandas: Carlos Gomes, em Caraguatatuba e Lira Padre Anchieta, em Ubatuba, onde acumulou também a função de professor de música.
Atualmente, além de regente da Banda Municipal Carlos Gomes, é supervisor da escola de música da mesma, escola esta fundada em 1993, com a colaboração do músico Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, quando o presidente da Fundacc era o Doutor Pedro Norberto dos Santos.
No ano de 1998, sobre a batuta do maestro Álvaro Ferraz, foi formada a primeira turma de músicos. Até a presente data é estimada a formação primária de mais de cem formandos, espalhados por diversas bandas, entre elas: Carlos Gomes de Caraguatatuba, Lira Padre Anchieta, de Ubatuba, Banda Municipal de São Sebastião, Sexto BI de Caçapava, CTA de São José dos Campos, Banda da PM de Taubaté, Banda Municipal de Jacareí, Banda de Belo Horizonte e Orquestra Sinfônica da Avon.
Álvaro Ferraz, participou de vários grupos musicais como: Nice
Boys, Orquestra Latino-Americana do maestro Cides Rhister, Grupo Feira Livre do
maestro Zé PP, grupo Matriz e Banda Brazilian Modern Six de São José dos
Campos, além de ser um dos idealizadores do carnaval de antigamente, hoje de
grande sucesso
Ante o exposto, apresento ao Sabor dos Nobres Pares a presente propositura, que tem por objetivo prestar as homenagens desta Casa de Leis ao Maestro Álvaro Luiz Boaventura Ferraz, em agradecimento ao seu valioso trabalho frente à Banda Municipal Carlos Gomes e, em especial, a sua dedicação na formação de novos talentos na área musical, perpetuando seu nome, ainda em vida, em uma de nossas vias públicas.
Sala "Benedito Zacarias Arouca", 28 de novembro de 2007.
Caraguatatuba, 20 de Dezembro de 2007.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.